Risoto cremoso italiano com tomates secos

Experimente um dos pratos clássicos da gastronomia italiana, o risoto cremoso, que é aprimorado pelo sabor intenso dos tomates secos. Desfrute de…
Ingredientes - o que você precisa
500 g de arroz arbóreo
2 colheres de sopa de azeite
200 ml de vinho branco seco
1 l de caldo forte (ou de cubo)
1 cebola
3 dentes de alho
tomates secos em azeite
manteiga
1 punhado de salsa picada
120 g de parmesão (um punhado para polvilhar)
sal
pimenta-do-reino moída
Passos para preparar a receita
Primeiro, vamos fazer o caldo, que manteremos aquecido durante todo o preparo.
Em uma frigideira, aqueça o azeite, depois adicione a cebola e o alho picados e refogue em fogo baixo.
Adicione o arroz e, mexendo constantemente, doure-o até que todos os grãos fiquem transparentes.
Adicione o vinho e não pare de mexer. A mistura será mexida por cerca de 20 minutos, durante os quais o vinho será absorvido pelo arroz.
Adicione uma concha de caldo, reduza o fogo e tempere com sal e pimenta. Continue mexendo e deixe o líquido ser absorvido e evaporar novamente.
Em seguida, adicione outra concha de caldo e continue esse processo até que todo o caldo tenha sido utilizado e o arroz esteja macio "ao dente". Se esgotarmos o caldo antes que o arroz amoleça o suficiente, adicione um pouco de água quente (por isso é bom tê-la pronta na chaleira elétrica).
Retire o risoto do fogo e adicione manteiga, salsa picada e metade do parmesão ralado. Misture tudo bem e deixe tampado por cerca de 2 minutos para que os sabores se misturem.
Ajuste o sal ou adicione suco de limão a gosto e misture com os tomates secos escorridos e picados. Sirva polvilhado com o restante do parmesão ralado.
O que mais você pode aprender sobre esta receita Risoto cremoso italiano com tomates secos
Risoto cremoso italiano com tomates secos é um prato delicioso e substancial, que agrada a todos os amantes da culinária italiana. Os ingredientes principais são arroz arborio de qualidade, caldos de legumes frescos e uma generosa porção de creme de leite, que criam uma textura suave e cremosa. Os tomates secos acrescentam uma doce maravilha e um sabor intenso, que enriquece o prato. Este risoto é ideal como prato principal, mas também combina perfeitamente como acompanhamento para carnes ou peixes. Com uma pitada de parmesão e uma folha de manjericão fresco, torna-se uma verdadeira experiência gourmet.